terça-feira, 20 de outubro de 2009

TUDO SOBRE PLAQUETAS


O concentrado de plaquetas pode ser obtido tanto de uma doação de sangue total, através da separação de seus componentes por centrifugação, quanto por aférese, a diferença é que esta última permite a coleta de uma quantidade muito maior de plaquetas (equivalente a seis unidades obtidas de sangue total). Aférese é uma palavra de origem grega, que significa separação. A doação de plaquetas por aférese é um processo automatizado pelo qual o sangue do doador é bombeado de uma veia do braço, passando por um equipamento que retém parte de suas plaquetas, e devolve o restante à veia do doador. Apenas cerca de 30% das suas plaquetas serão doadas sendo que destas, 10% seu organismo recupera em uma hora e o restante em cerca de 24 horas. O procedimento por ser feito com a ajuda de um equipamento sofisticado tem duração maior, aproximadamente de 90 minutos durante os quais o doador ficará sentado conversando ou assistindo televisão. Mais demorado que a doação tradicional, a plaquetaférese exige uma colaboração maior do doador ao paciente. A doação de plaquetas ajuda a muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia, outros tipos de câncer e doenças hematológicas.
FONTE
http://images.google.com.br/images?sourceid=navclient&rlz=1T4RNWN_enBR306BR306&q=plaquetas&um=1&ie=UTF-8&ei=6mLJSbCxAcOMtgenm-CTAw&sa=X&oi=image_result_group&resnum=4&ct=title


Por que doar plaquetas?

As plaquetas são elementos do sangue que atuam na coagulação. Elas são fundamentais para o tratamento dos pacientes. Há pacientes que apresentam deficiência de plaquetas, causada por transplante de medula, pela ação da quimioterapia ou por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica

REQUISITOS PARA A DOAÇÃO DE PLAQUETAS POR AFÉRESE

- Estar em boa condição de saúde;
- Ter entre 18 e 60 anos;
- Ter peso igual ou superior a 50 Kg;
- Vir alimentado, evitando alimentação muito gordurosa e bebida alcoólica, pelo menos até 12 horas antes da doação;
- Ter dormido pelo menos 06 horas;
- Trazer RG ou documento equivalente;
- Não ingerir medicações anti-inflamatórias tais como AAS, Buferin, Doril, Aspirina.
- Ter disponibilidade de horário na data da doação e telefone para contato.
AFÉRESE


O que é doação por Aférese?
Aférese significa “separar” ou “retirar”. Portanto, através da doação por aférese é possível retirar apenas uma das células do sangue total.
A doação de plaquetas por aférese é o procedimento mais comum em nosso serviço.

Como é feita a separação de plaquetas por aférese?
A enfermeira conecta o doador à máquina de aférese, através de punção venosa em ambos os braços.
Por centrifugação a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador. O sangue não entra em contato com a máquina e sim, com um material descartável e estéril que se chama Kit.
O procedimento dura aproximadamente 60 minutos, o que exige uma colaboração maior do doador ao paciente.

Doar plaquetas por aférese é seguro?
É totalmente seguro. Não há risco de se contrair qualquer doença, porque utiliza-se materiais estéreis e de uso único.
Durante este processo, a máquina coleta 10% das plaquetas circulantes no organismo do doador. A medula óssea do doador facilmente repõe esta quantidade de plaquetas em 24 horas, e as doações por aférese podem ser repetidas a cada 48 horas sem prejuízo ao doador.

Quem utiliza as plaquetas?
São pacientes que sangram devido a baixa contagem de plaquetas por causa de leucemias, câncer, anemia aplástica, quimioterapia, radioterapia e etc.
As pessoas submetidas a transplante de medula óssea, necessitam de muitas transfusões de plaquetas.

Como a aférese ajuda os pacientes?
Uma doação por aférese contém 8 vezes mais plaquetas do que numa doação tradicional. Então, em vez do paciente ser transfundido com plaquetas de 8 doadores, através da aférese é necessário apenas um doador
Por que doar sangue por aférese?
Para colaborar com os pacientes que necessitam de grande quantidade plaquetas.
Este tipo de doação proporciona resultados benéfícos ao paciente, sem prejudicar a saúde de quem está doando.

Quais as exigências para ser doador de plaquetas?
Ter idade entre 18 e 60 anos, ser uma pessoa saudável com ótimas condições de veias e que seja facilmente localizado quando for necessário doar.
Comparecer ao Hemocentro da FAMEMA com documento de identidade, onde o provável doador passará por entrevista e será coletado exames sorológicos para Hepatite, AIDS, Chagas, Sífilis, HTLV e hemograma com contagem de plaquetas.

Qual o tipo de sangue ideal?
Todos os tipos de sangue são ideais e necessários. O que é preconizado é dar preferência ao doador com ABO compatível ao paciente.

Recomendações ao doador de plaquetas por aférese:

- O doador será convocado previamente para a doação, por isso, deverá deixar um telefone para contato.

- O doador deverá comparecer ao Hemocentro no horário determinado com pontualidade.

- O doador não deve fazer uso de medicamentos tipo AAS, Aspirina, antinflamatório, etc. Se houver necessidade do uso destes medicamentos, entre em contato com a enfermeira do setor de aférese e comunique o fato.

- Os exames sorológicos terão validade por 10 dias. Se neste período o doador não fizer nenhuma doação, será necessário nova coleta de exames.

- No dia da doação o doador deve se alimentar normalmente, sendo que bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos devem ser evitados desde a véspera da doação.

- Recomenda-se no dia da doação a ingestão de alimentos pobres em gorduras e ricos em cálcio (leite, queijo fresco, etc.).

fonte
http://www.famema.br/hemocentro/aferese.htm
DUVIDAS E RESPOSTAS


Qual o intervalo entre cada aférese?
Os exames sorológicos devem ser renovados a cada doação, ou realizados, no máximo, 24 horas antes da doação. Este procedimento visa aumentar a segurança transfusional, já que existe um período entre a contaminação do indivíduo e a demonstração disto em resultados laboratoriais.

Quem se beneficia?
Pacientes que sangram devido a baixa contagem de plaquetas por causa de leucemias, aplasia de medula óssea, quimioterapia, radioterapia etc.

O procedimento é doloroso?
Em termos. O doador será submetido a duas punções venosas semelhantes a da doação tradicional, uma em cada braço. O procedimento por ser feito com a ajuda de um equipamento sofisticado e tem duração de aproximadamente 90 minutos durante os quais o doador ficará sentado conversando ou assistindo televisão. Mais demorado que a doação tradicional, a plaquetaférese exige uma colaboração maior do doador ao paciente.

Eu corro risco de contaminação ao doar plaquetas?
De forma nenhuma. Durante todo o processo somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado de forma que o sangue do doador não entra em contato direto com o equipamento

Eu preciso usar algum medicamento?
Não. Durante o procedimento uma certa quantidade de anticoagulante circulará por seu sangue para evitar que este coagule no circuito, mas a quantidade é mínima e não lhe prejudicará em nada. Normalmente um pouco de soro fisiológico é acrescido ao circuito para completá-lo.

Eu posso sentir algum efeito adverso?
Raramente. Alguns doadores podem experimentar sensação de "friagem", tremor ou hipotensão devido ao anticoagulante ou à ansiedade.

Estas plaquetas não me farão falta?
Não, porque cerca de 30% das suas plaquetas serão doadas sendo que destas, 10% você recupera em uma hora e o restante em cerca de 24 horas.

Nenhum comentário: